top of page
Buscar

Por que nunca sou chamado para entrevistas de emprego?

  • terrharh
  • 7 de jan. de 2023
  • 2 min de leitura

Vejo muitas pessoas reclamando que enviam um monte de currículos mas nunca são chamados para a entrevista. E aqui vai alguns dos principais motivos para que isso aconteça!

1- Se candidatar sem preencher os requisitos O item que venceu disparado como o maior turn off dos recrutadores em relação aos candidatos: profissionais que preenchem candidaturas para vagas que não se qualificam, por não atender aos requisitos do cargo ou por serem de áreas completamente diferentes. Se coloque no lugar do recrutador. Você tem uma vaga aberta para um determinado cargo, um tempo curtíssimo para preenchê-la e centenas de currículos para avaliar. Você veria com bons olhos os candidatos interessados na sua empresa, mas que lotaram sua caixa de entrada de CVs fora do perfil? Uma vaga geralmente recebe vários currículos (uma vez divulgamos uma vaga que, em duas horas havia recebido 200 currículos), e eles são selecionados com base em alguns FILTROS, que são pré-requisitos ou questões "desejadas" pelo recrutador, por exemplo, para uma vaga de Assistente Financeiro, uma pessoa que tenha uma formação em Contabilidade, Economia ou Administração, possui mais chances do que uma com o Ensino Médio Completo ou com formação em Design de Modas ou Biologia (não que uma seja inferior à outra, mas que as áreas de interesse para a vaga são bastante diferentes), e entre dois currículos assim, os enquadrados nas primeiras formações podem passar ou não; E isso pode servir para várias questões.

2- A experiência conta muito! E ressaltamos: EXPERIÊNCIA NÃO É SÓ TRABALHO FORMAL! Alguns recrutadores mais flexíveis podem considerar trabalhos temporários, serviços voluntários, trabalhos familiares, estágios e etc. Por isso não existe aquela desculpa de que, "as empresas pedem experiência mas não dão"! Sinto em frustrá-los, mas o mercado de trabalho é assim, aliás, o mundo é assim, uma selva, ninguém "dá" nada para ninguém por simples simpatia ou "dó". O mercado de trabalho INVESTE EM PESSOAS, acreditando em seu potencial...

3- O Perfil Comportamental conta muito. Muitas empresas fazem questão de analisar o perfil comportamental do candidato, e se o seu não corresponde ao que é buscado,você não será chamado para uma entrevista. Empresas contratam currículos e demitem comportamentos, por isso é necessário uma atenção especial ao tipo de mensagem que estamos enviando aos recrutadores.

Conclusão: AS PESSOAS É QUE SE ADEQUAM ÀS VAGAS E NÃO O CONTRÁRIO!


 
 
 

Comments


bottom of page